sexta-feira, 15 de julho de 2016

Tutorial Capacete Iron Man - por Jonathas Minos

TUTORIAL CAPACETE IRON MAN

Começarei um pequeno tutorial sobre o capacete do Iron Man,será breve mais para dá uma ideia para quem sempre teve vontade de fazer, o capacete ainda está em andamento então de acordo com o progresso postarei mais fotos.
Espero que ajude,em caso de duvidas perguntem no post que respondo o mais rápido possível.
Mais novidades entrem na pagina do facebook Link >> AQUI <<
Canal Youtube >> AQUI <<

Começando eu me inspirei no Modelo Mark 4 pra fazer o capacete, eu sempre fiz todos meus cosplays de EVA e os moldes todos de papelão usando apenas fotos como referencia mais esse capacete eu quis mudar e fazer diferente,usei um programa chamado PEPAKURA abaixo coloco foto do programa, usei o programa pra redimensionar o tamanho do capacete e melhorar os detalhes dele, Pergunta: Para que serve o programa? Resposta: Pepakura é um programa que transforma imagens comuns em Imagens 3D melhor explicando ele pega o capacete do Iron man e transforma em partes para que vc possa imprimir e monta-lo como uma especie de quebra cabeça, a vantagem do programa e que o designe do capacete e retirado de jogos como ps3/ps4 ou até mesmo feito em programas 3d como o 3d max o que torna o capacete e detalhes mais reais e muito mais bonitos do que feito a olho nu.

Para vc aprender a mexer no programa deve ter paciência e assistir muitos tutorias do Youtube principalmente sobre redimensão de tamanho.
Voltando eu usei o programa redimensionei no tamanho da minha cabeça (como foi a 1ª vez que imprimi no programa tive que fazer 3 vezes pra acertar o tamanho exato, e errando que se aprender então se vcs tiverem dificuldades relaxem) depois eu imprimi usei folhas da espessura de papel cartão para fazer a impressão pois é muito melhor para cortar e testar.
Aqui tem um exemplo de como a impressão fica depois de redimensionada
Molde da mão Iron Man Mark 4


Aqui está um exemplo do molde já cortado e montado usei fita crepe para juntar as peças.


Voltando para o capacete não irei postar foto das peças impressas por que não tirei nenhuma mais se vc pesquisar no Google vai achar.
Pergunta: Depois que eu imprimir as peças e montar o que irei fazer?
Resposta: Você pode finalizar de varias maneiras, a mais usada para quem usa pepakura e revestir com resina o molde para dá resistência e depois passar fibra de vidro e por ultimo aplicar massa plastica e lixar, isso dá um acabamento muito profissional e fica muito bom o capacete mais eu não uso esse método por alguns motivos,fibra de vidro é um saco pra se trabalhar,massa plastica e muito chato pra lixar caso vc não tenha uma lixadeira automática, e o mais importante de tudo o tempo gasto e muito grande.
Outro método usado o que eu uso é tirar os moldes e passar tudo para o EVA de 5 ou 6mm, assim e melhor pra trabalhar, colar, impermeabilizar e mais fácil para dá o acabamento sem contar que o tempo gasto e menos da metade que levaria para fazer com resina.
Outro método usado e colar os moldes com cola quente ou outra bem forte e revestir todo o molde com papel marche, jornal ou papel toalha, isso cria uma camada dura e permite vc aplicar alguma massa por cima como acrílica, plastica etc, o lado ruim desse método é o papelão ou papel usando pode deformar o molde e deixar ele feio, também não fica com os mínimos detalhes muito bom pois papel e papel né?

Voltando ao tutorial depois que vc montar passa para o EVA para começar a trabalhar, eu passei para o papelão por que eu estava sem EVA de 5mm e queria testar o 3ª método revestindo com Jornal e papel toalha, portanto irei falar sobre como eu fiz no processo já que as fotos estão com o molde de papelão,caso tenha duvidas sobre passar ao EVA pergunte no tópico que eu respondo. Depois que eu passei para o papelão eu usei fita crepe para segurar as peças e testei o tamanho e formato pois o teste é justamente para mudar algo que queira antes de colar definitivo.

Testando o capacete



Aqui está uma foto do teste que fiz passando para o EVA


Depois de testar o Molde agora vem a parte de colar os moldes definitivo, eu usei cola quente para isso pois para papelão não há melhor.
Esse é um processo que exige muita paciencia para nada sair errado,cole os moldes um de cada vez não cole tudo junto senão vc terá uma dor de cabeça depois, abaixo colocarei as fotos do Molde já colado.

Moldes já colados




Bom a partir daqui não finalizei o capacete ainda portanto conforma o andamento eu vou postando mais fotos e o tutorial sobre o termino do capacete.
Continue acompanhando o Blog que breve terei mais novidades.


EM ANDAMENTO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário