quarta-feira, 13 de julho de 2016

TUTORIAL Capacete Deathstoke/Exterminador-Por Jonathas Minos

TUTORIAL BÁSICO POR MINOS COSPLAY DF
Materiais usados:
Papelão (para o molde)
EVA 5mm
Lente de óculos (para olho)
Micro retifica (para lixar e dá acabamento)
Cola PVA (para impermeabilizar)
Tinta esmalte Sintético (Preto e Laranjado)
Cera Metalizada Prata
Catalizador (para misturar na tinta)
Massa Acrílica
TekBond (Cola instantânea

1ª Bom pessoal começando o tutorial básico sempre começamos pelo molde da cabeça para isso vamos usar papelão e fita crepe para poder fazer os moldes do capacete.
Primeiro de tudo vamos desenhar o molde conforme está na foto abaixo, caso vc já seja um cosplay e tenha experiencia em perspectiva de tamanho essa parte deve ser fácil para vc,caso vc tenha dificuldades basta perguntar nesse post que eu responderei, o segredo e sempre ir treinando os cortes que vc vai ficando bom,mais pra frente eu farei um outro post ensinando e explicando ainda mais sobre perspectiva e modelagem em EVA.
Apor cortar os moldes do papelão teste o tamanho do capacete na cabeça se está apertado ou desconfortável,eu uso sempre o papelão para o molde principalmente para economizar material até por que o papelão é de graça, se estiver apertado ou folgado demais vai cortando o papelão sempre respeitado o desenho do molde até ficar da maneira certa para a sua cabeça.
Uma vez os moldes prontos agora é hora de passar tudo para o EVA, use o de 5 ou 6mm pois é um EVA bom pra se trabalhar, não muito duro nem mole, fácil de impermeabilizar e da acabamento.
Uma vez passado os moldes para o EVA corte e antes de colar use fita crepe para testar novamente o tamanho e ajustar cortando caso necessário. Apos os testes agora use cola instantânea TEKBOND,SUPERBOND OU TEKCOUROS (os mais usados) para colar as peças de EVA uma na outra.

2ª Uma vez o capacete pronto (os moldes) agora vem a parte de lixar, tirar as imperfeições,dá detalhes,passar massa e lixar de novo.
Bom eu usei Micro retifica para isso, caso vc não saiba o que seja uma micro retifica pesquise no Google, é uma ferramenta muito útil para quem mexe com cosplay pois ela corta,detalha e lixa a nível profissional,logo mais faço um post falando sobre ela,caso vc não tenha use uma lixa manual mesmo,passe nas bordas de cima do capacete para dá uma arrendondada,use estilete para cortar as linhas próximas a boca são 4,depois cole os pedaços de EVA por dentro do capacete para dá um detalhe bem bacana no capacete olhando de longe, caso vc só queira pintar as os detalhes também não tem problema.
Apos lixar e detalhar agora vem a aplicação de massa a massa que usei foi "Massa acrílica" por que ela é mais fácil para aplicar,lixar e dá um acabamento legal,mas existem muitas outras massa exemplo: MASSA PLASTICA, MASSA CORRIDA, EPÓXI etc.
Apos a aplicação da massa deixe ela descansar por umas 4 horas no minimo antes de lixar novamente,apos seca lixe com calma primeiro use uma lixa um pouco grossa depois use uma fina pra dá um acabamento legal,existe dobrar o EVA pois isso pode rachar a massa.
Apos lixar agora vem a parte da impermeabilização (FIZ UM POST SOBRE IMPERMEABILIZAÇÃO NO BLOG DÁ UMA OLHADA) é a pintura (Logo mais faço um sobre pintura e diferentes tipos de tintas).

3ª Usei cola PVA Cascores para impermeabilizar o capacete (Por favor não misture cola com água, no Post Impermeabilização que fiz no blog explica o por que) fiz 3 camadas para dá resistência e dá um brilho, uma vez que a cola entra em contato com a massa acrílica torna a massa fixa e maleável deixando ela super resistente.
Apos o capacete já está impermeabilizado agora vem pra min a parte mais chata a pintura, por que sou muito perfeccionista com pintura.
usei tinta esmalte sintético preto e laranjado para fazer logo mais faço um post sobre pintura assim explico a diferença sobre essas tintas por que me perguntaram por que não usou tinta acrílica? ou automotiva?
Voltando ao assunto coloque um pouco de tinta em um recipiente e misture com algumas gotas de catalizador, pergunta para que o catalizador? O catalizador acelera a secagem do esmalte sintético,uma das coisas ruins de usar essa tinta e por que ela demora em torno de 48 horas para secar completamente, já com o catalizador esse tempo cai para umas 5 horas, mas lembre-se apenas algumas gotas.(RECOMENDO SEMPRE USAR UMA MASCARA DE PINTURA)
Agora mão a obra, use fita crepe para dividir o local preto do laranja,pincele a tinta uma dica se caso ficar marcado as pinceladas no EVA use um pedaço de espuma para tirar o excesso de tinta mas passe bem devagar para não estragar a pintura.
Bom pessoal depois que ja estiver seco a tinta agora vem a parte de detalhamento, eu uso a micro retifica para dá uma lixada nas bordas e para dá uns cortes no capacete para dá impressão de marcas de batalha tipo cortes de faca e ferrugem,depois que eu faço isso eu uso cera metalizada nas bordas e locais onde eu cortei, a cera metalizada dá um tom de ferro lixado assim o capacete para ser de metal mesmo e não de EVA.
Por ultimo cole a lente do óculos no olho, utilize a cola instantânea para isso, mas use nas bordas com cuidado pois a cola deixa a lente embaçada e não tem como desembaçar depois.
Bom pessoal então é isso espero que tenham gostado, caso tenham duvidas perguntem no post que eu irei responder o mais rápido possível, acompanhe o blog irei atualizar semanalmente e sempre farei postagens novas,deixarei abaixo o endereço da minha pagina do Facebook lá sempre tem novidades e trabalhos em andamento e concluídos, vlw e até mais!

PAGINA FACEBOOK (copie e cole no navegador) https://www.facebook.com/MinosCosplayDF



JONATHAS MINOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário